PUBLICAÇÕES

ENTREVISTA PARA O JORNAL PETTOP
28/04/2012

SOBRE A ALMA DOS ANIMAIS
Daniela Cartafina Costa

1)      Entre suas atividades profissionais, destaca-se uma Livraria Espírita. Você nasceu em berço espírita?

Não. Eu e minha família éramos Católicos. Fomos aderindo ao espiritismo através de respostas sensatas, construtivas e consoladoras que encontramos na doutrina. Coincidiu-se com a apresentação da novela “A Viagem” exibida na Rede Globo no ano de 1994, onde nos estimulou mais a buscar maiores conhecimentos sobre o assunto. Encantada com seus esclarecimentos, hoje sou Espírita e procuro compartilhar esta bênção com as pessoas. “Pelo Espiritismo, o homem sabe de onde vem, para onde vai, porque está na terra, porque sofre temporariamente, e vê por toda parte a justiça de Deus.
Sabe que a alma progride incessantemente, através de uma série de existências sucessivas, até atingir o grau de perfeição que a aproxima de Deus.
Sabe que todas as almas, tendo um mesmo ponto de origem, são criadas iguais com idêntica aptidão para progredir, em virtude de seu livre arbítrio;
Que todas são da mesma essência e que não há entre elas diferença senão quanto ao progresso realizado;
Que todas têm o mesmo destino e alcançarão a mesma meta, mais ou menos rapidamente pelo trabalho e boa vontade.
Sabe que não há criaturas deserdadas, nem mais favorecidas umas do que outras; que Deus a nenhuma criou privilegiada e dispensada do trabalho imposto às outras para progredirem;
Que não há seres perpetuamente voltados ao mal e ao sofrimento;
Que os anjos ou espíritos puros não são seres à parte na criação, mas espíritos que chegaram à meta, depois de terem percorrido a estrada do progresso;
Que por essa forma não há criações múltiplas nem diferentes categorias entre os seres inteligentes, mas que toda criação deriva da grande lei de unidade que rege o universo e que todos os seres gravitam para um fim comum que é a perfeição, sem que uns sejam favorecidos à custas de outros, visto serem todos filhos de suas próprias obras.”
(A gênese, capítulo I, questão 30)


2)      Sendo uma apaixonada por animais, especialmente cães, foi fácil encontrar nesta doutrina algo relacionado a eles?

Sim. Existem diversos livros que falam sobre a vida e a alma dos animais. Entre eles destacam-se: “Todos os animais são nossos irmãos”; “A Espiritualidade dos animais”; “Todos os Animais merecem o céu”; “O Amor pelos animais”; “O Evangelho dos Animais”; “Animais no Mundo Espiritual”; “Animais, tudo o que você precisa saber”; “A vida e a alma dos animais”, entre outros que estudam especificamente este tema. No livro “Os Animais tem Alma?”, de Ernesto Bozzano, mais de centro e trinta relatos fantásticos envolvendo animais são citados pelo autor. 
O Livro dos Espíritos e A Gênese que fazem parte das obras básicas de Allan Kardec contêm diversas questões sobre os animais, como também vários outros que abordam casualmente fatos com animais no plano espiritual.


3)      Então, os animais têm alma?

Sim! Onde há vida ou um princípio inteligente há alma. Podemos encontrar vários relatos que confirmam a existência de animais no plano astral. Por exemplo no livro “Nosso Lar” de André Luiz que comenta: “Seis grandes carros formato diligência, precedidos de matilhas de cães alegres e barulhentos, eram tirados por animais que, mesmo de longe, me pareceram iguais aos muares terrestres. Mas a nota mais interessante era os grandes bandos de aves, de corpo volumoso, que voavam a curta distância, acima dos carros, produzindo ruídos singulares. O que estariam fazendo esses animais que acompanhavam a caravana dos samaritanos, constituída por espíritos abnegados que iam até o umbral buscar enfermos para serem tratados nas câmaras de retificação? Colaborando. Os cães facilitavam a penetração nas regiões obscuras e afastavam seres monstruosos.”


4)      Acredita-se ser possível que um homem volte em outra vida como animal?

Não. Nenhum espírito retrocede. Espíritos humanos jamais encarnariam em corpos de animais. É sempre uma caminhada para frente.


5)      Os animais possuem anjo da guarda?

Possuem. Deus não deixaria ao acaso nenhum ser de sua criação. Nós seres humanos a medida que aprendemos a caminhar sozinhos necessitamos menos da orientação e proteção de nossos guardiões. Com os animais a espiritualidade cuida de grupos e à medida que eles vão evoluindo, o atendimento vai tendendo à individualização.
Os animais são assistidos em seu desencarne também, por espíritos que os recebem no plano espiritual e cuidam deles. Há vários tipos de atendimento para os animais desencarnados, dependendo da situação, especialmente para os casos de morte brusca ou violenta, possibilitando melhor recuperação de seu perispírito. Existem ainda instalações e construções adequadas para o atendimento das diferentes necessidades, onde os animais são tratados.


6)      Quais animais são mais evoluídos?

Dentro da escala dos animais não sei qual seria a mais desenvolvida. Acredito que talvez a menos evoluída seja a dos peixes e as mais evoluídas aqueles que são domesticados.


7)      E esta história que todo apaixonado por bicho conta que “eles é quem escolhem a gente”. Isto tem procedência no espiritismo?

Não é bem assim. Existe sim uma afinidade entre nós e determinados animais devido a outras convivências anteriores, mas eles não possuem ainda discernimento suficiente para saber o que é melhor para eles, onde vão nascer e com quem irão conviver. Isso é uma escolha mais nossa com a espiritualidade a fim de propiciar o melhor lugar para o seu desenvolvimento. É bem certo que pedimos para que nossos animais de estimação continuem vindo conosco devido ao amor que desenvolvemos por eles e eles a nós.


8)      Existe uma famosa história de uma cachorrinha do Chico Xavier chamada Boneca. Seria realmente possível, pela ótica da doutrina espírita, nos reencontrarmos com nossos amigos de 4 patas?

Chico Xavier tinha uma cachorra de nome Boneca, que sempre esperava por ele, fazendo grande festa ao avistá-lo.
Pulava em seu colo, lambia-lhe o rosto como se o beijasse. O Chico então dizia:
– Ah! Boneca, estou com muitas pulgas!!!
Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho.
Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida. Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e a enterrou no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas. Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca. A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra. Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo. – Ah! Boneca, estou cheio de pulgas!!!, disse Chico.
A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram:
– Chico, a Boneca está aqui! É a Boneca, Chico!!!
Emocionados, perguntamos como isso poderia acontecer.
O Chico respondeu:
– Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, Boneca está aqui, sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis. Nós, seres humanos, estamos na natureza para auxiliar o progresso dos animais, na mesma proporção que os anjos estão para nos auxiliar. Portanto, quem chuta ou maltrata um animal é alguém que ainda não aprendeu a amar.

Existe outro caso que consta no livro "Testemunhos de Chico Xavier", da autora Suely Caldas Schubert. Ela conta que Chico Xavier escreveu uma carta a Vantoil de Freitas, então presidente da Federação Espírita Brasileira na década de 50. Chico dizia na carta que seu irmão, José, ao desencarnar havia recomendado que ele cuidasse muito bem de seu cachorro, o Lorde. Chico conta que Lorde viveu mais alguns anos, ficou doente e desencarnou. Ele diz que durante o desencarne do cachorro, viu José vir acolher nos braços o espírito de Lorde. Deve ter sido uma cena lindíssima! E ele complementa contando que nos meses que se seguiram, quando José lhe vinha na presença em espírito, estava sempre acompanhado da presença do Lorde aos seus pés. Então, acho que é certo que os espíritos humanos e os espíritos dos animais se reencontrem na vida espiritual.


9)      Você acredita que um dia homem e animal vão conviver harmoniosamente?

Sim. Vamos conviver em um mundo muito mais feliz. Nosso planeta Terra está passando por um processo de transformação onde aqui só habitarão pessoas voltadas para o bem. Assim o respeito à natureza e aos animais será predominante. 


10)  O espírito de Cairbar Schutel afirma que “o reino animal é nossa infância espiritual”. Comente esta afirmação.

“ O reino animal, infância espiritual de todos os sábios e ignorantes,
de todos os ricos e pobres, de todos os bons e maus, de todos os grandes e pequenos
que vagueiam neste mundo de Deus”(Cairbar Schutel).
A alma vem do princípio inteligente, que é o espírito criado simples e ignorante. Vai estar se desenvolvendo por milhares de processos evolutivos. Diz Emmanuel, que o animal caminha para a condição de homem, tanto quanto o homem caminha para a condição da plenitude. É um processo evolutivo a que todos tendemos. “Do átomo ao anjo”.
Algumas pessoas mais antigas dizem ter dificuldade em acreditar que o homem tenha passado pela chamada “fileira animal”. Isso traduz a dificuldade humana de superar o orgulho e a vaidade em achar que o universo foi feito somente para nós. Algumas pessoas se recusam a aceitar que já fomos pequenos e ainda somos perante a grandeza e eternidade da vida no que se refere a evolução do ser e perante Deus.


11)  Por que se verifica que alguns animais têm mais sorte que outros. Enquanto uns sofrem outros tem vidas tranquilas? Os animais têm Carma?

Não. Os animais não têm carma ou dívidas morais com o passado. Eles estão descobrindo a vida. As alegrias e dificuldades porque passam os animais são para o seu aprendizado. A dor nos animais é um agente de excitação psíquica que auxilia no despertar das faculdades. Assim, o principio inteligente que estagia no animal vai desenvolvendo o instinto e estruturando as condições mentais necessárias para adentrar, adiante, no reino humano.


12)  Os animais são classificados como seres irracionais. Eles possuem inteligência?

Claro que possuem inteligência. Basta observá-los e sermos coerentes, pois, por exemplo, não existem animais adestrados? Se eles aprendem é por quê? ... Inteligência!
Irracional significa agir sem razão. Os animais são movidos pelos sentimentos e instintos. Ainda não sabem discernir o certo do errado, o moral do imoral.



O mais bonito de tudo o que acho é a perfeição de Deus conosco. Nós, seres mais evoluídos ajudamos na evolução de nossos irmãos, os animais, e eles nos ajudam na nossa evolução. Aprendemos com eles principalmente o amor incondicional, desapego material, simplicidade, alegria nas mínimas coisas, perdão, humildade, companheirismo... entre outros... faz bem observá-los!

Um comentário:

  1. Parabéns, Luciana pelas palavras esclarecedoras!
    Parabéns também pelo importante trabalho que você desenvolve.
    Abraços,

    Elizabeth Mendes.

    ResponderExcluir